Análise

"A vida produz formas. Essas formas são parte de um processo de organização que dá corpo às emoções, pensamentos e experiências, fornecendo-lhes uma estrutura. Esta estrutura, por sua vez, ordena eventos da existência." (Keleman, Stanley, Anatomia Emocional - Pág. 11)

Nossos olhos, nariz, orelhas e boca servem para absorver a informação que o ambiente nos trás, o formato deles vai me dizer como esta informação é processada e, em uma análise mais profunda, precisamos juntar todas estas características para ver o que predomina, pois a Mãe Natureza é muito sábia. Ela faz de tudo para que nossa personalidade seja equilibrada, o que faz com que nosso rosto também o seja.

Dr. Julián Gabarre, autor de vários artigos científicos que envolvem a leitura de rosto, fala também no seu livro Morfopsicologia - O Rosto e a Personalidade - sobre as leis de dilatação-retração, tonicidade-atonia, harmonia-equilíbrio e também sobre as leis de integração e evolução.

Segundo a Morfopsicologia, "todo ser vivo (pessoa, animal ou planta) numa situação, ou meio favorável, sentido como tal, expande-se, e numa situação ou meio inóspito, retrai-se".

Keleman ainda fala em seu livro que seu senso básico de identidade , seu padrão de expansão e contração organiza percepções e cognições como vazio e cheio, lento e rápido, expandido e retraído, engolido e expelido, que os sentimentos e pensamentos são fundamentados nessa ação de bombeamento. Diz também que da mesma forma que nos banhamos em nossos nutrientes, pois após entrarem no corpo se transformam em líquido a serem absorvidos (nutrientes são retidos e o que é perigoso ou inútil é descartado) e, da mesma forma, absorvemos a nutrição emocional do mundo que nos rodeia e a utilizamos para nos nutrir e trocar com os outros aquilo que formamos.

Nosso organismo é uma série de tubos e camadas que, se desenvolvem de acordo com a necessidade que o ambiente nos passa. Cada uma de nossas células trabalham de uma maneira harmônica e síncrona, ela cria uma pressão interna para se poupar da compressão externa. Esta troca contínua gera a nossa identidade.

Só para você ter ideia, a gravidade exerce uma pressão de 7kg a cada 2,5 cm2, isso quer dizer que, sob grande pressão, nos tornamos compactos e densos, sob pouca pressão, nos expandimos. Nosso cérebro e nossos pensamentos tomam conta disso tudo.

Em seu livro “Bioenergética”, Alexander Lowen diz: “A atitude do indivíduo em relação à vida ou seu estilo pessoal refletem-se no seu comportamento, em sua postura e no modo como se movimenta.” Afirma ainda que a aparência física exprime a personalidade do indivíduo.   Na leitura, o rosto expressa a maior parte das características do indivíduo. A estrutura óssea do corpo complementa essa informação.    O contorno do nosso corpo, a forma com a qual ele se comporta, excesso ou falta de gordura, flacidez, estrias, celulite, pintas, tipo de pele, flexibilidade e rigidez, tudo isso tem origem no inconsciente.  

Uma boa leitura é feita do conjunto, em um todo. Mas para ver como o conjunto se comporta, é muito importante também a análise das partes.

Enquanto nossos cientistas estudam através das ressonâncias o que nosso cérebro reflete em nosso rosto (e vice versa), como na figura abaixo…

stacks-image-d14b05a-798x450


Os Orientais já tem mapeado há mais de 6.000 anos a parte reflexa no nosso rosto, como na imagem abaixo:
stacks-image-1f9fd53-2